IDEPO | Educação e Consultoria | Os 7 passos da apresentação perfeita com o PowerPoint
 

Os 7 passos da apresentação perfeita com o PowerPoint

Os 7 passos da apresentação perfeita com o PowerPoint

Nada de nervosismo – nem amadorismo! – na hora de exibir o conteúdo: nós temos o roteiro para você se sair bem nas apresentações

Crédito: Thinkstock

Chegou a sua vez de fazer a apresentação para o pessoal da sua equipe ou para o cliente externo. E, junto, vem aquele frio na barriga. Calma, respira! A revista americana Wired elaborou um manual simples para você dar um show na apresentação com o PowerPoint, sem deixar ninguém entediado ou torcendo para os slides acabarem logo. O segredo para o sucesso está em apresentar um bom conteúdo de forma envolvente. Como? É só seguir o roteiro que nós adaptamos aqui para você!

1. Aprenda com os grandes

Steve Jobs e Al Gore podem dar uma lição de como transformar uma apresentação de PowerPoint em uma performance envolvente. Faça uma pesquisa e assista alguns vídeos no YouTube: preste atenção em como eles se movem no palco, fazendo contato visual e falando diretamente aos participantes. O conteúdo é exposto com paixão e confiança. Uma ótima inspiração para criar o seu próprio estilo de apresentação.

2. Conquiste a plateia

Três verbos para o sucesso: andar, falar e envolver. Fale as frases com ênfase e emoção. Faça gestos com as mãos, porém apenas o necessário para sublinhar o que está dizendo, não exagere. Seja dinâmico: dê pequenas pausas e ande pelo palco, esse é o caminho para envolver o seu público.

3. Faça um mapa mental

Planejar e projetar a apresentação é essencial. Pergunte-se: qual é o tema da apresentação? Quais serão os textos utilizados? E as imagens? Em qual ordem? Crie um roteiro, um mapa mental. Há diversos aplicativos gratuitos para download na internet, como Freemind, CMap Tools, iMndmap, que ajudam na tarefa de decidir o que você realmente quer dizer e a melhor forma de fazer.

4. Coloque tudo no papel

O excesso de texto desvia o foco da plateia e torna a apresentação cansativa. Para evitar o problema, antes de sentar-se ao computador, escreva em um papel algumas notas rápidas sobre o que o público deveria aprender em cada slide. Separe as palavras-chave essenciais para que o raciocínio ocorra – eis o texto de cada slide da sua apresentação!

5. Hora do ensaio

Apresentação pronta, é hora de praticar. Sente-se na frente de um espelho com o notebook ao lado e faça a exibição para o seu reflexo. Não vale ler! Lembre-se dos vídeos assistidos e inspire-se. Assim que você se sentir confortável, convide amigos ou familiares para serem a plateia. Depois, peça um feedback. Eles podem dar dicas sobre o seu jeito de falar ou mesmo apontar os slides difíceis de ler. Embora possa ser um pouco embaraçoso, essa prática irá poupá-lo de cometer erros maiores na hora da apresentação de verdade.

6. Fique de olho no relógio

Descubra o tempo previsto para a apresentação e defina quantos minutos você precisa para explicar cada slide. Use um cronômetro ou mesmo o relógio enquanto estiver ensaiando. Isso vai ajudar a apresentar o conteúdo de forma consistente e no tempo determinado.

7. Coloque os seus contatos

O primeiro slide e último da sua apresentação devem ter sempre o seu nome, e-mail, número de telefone ou qualquer outro contato para que a plateia consiga localizá-lo facilmente.

Fonte: Revista Wired

banner fimt grande

No Comments

Leave a Comment