IDEPO | Educação e Consultoria | MANUAL DE DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
 

MANUAL DE DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MANUAL DE DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Foram definidas através de uma pesquisa realizada com os gerentes e executivos da OFICINA DE RH, levando em conta quais competências são essenciais para o sucesso da estratégia de negócios da OFICINA DE RH. Como avaliar?
Para realizar a avaliação das competências é importante pensar em exemplos concretos de comportamentos, que por sua vez são formados pela aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes e, sendo adequados, tendem a levar a bons resultados.

Para pensar nos comportamentos devemos pensar em exemplos nos quais o empregado tinha uma situação para ser resolvida ou uma tarefa para ser executada. A seguir relacione as ações tomadas por ele e o modo como foram tomadas. Por fim, relacione os resultados obtidos, que são as mudanças ou diferenças produzidas, e se eles foram eficazes e apropriados, o resultado atingido é que dimensionará o quanto deste comportamento foi efetivo.
Baseado nos exemplos para as competências elabore uma justificativa para sua avaliação de cada grupo de competências.

Seguem as competências essenciais OFICINA DE RH:

– FOCO NO CLIENTE
– FOCO EM RESULTADOS
– ADAPTABILIDADE
– INOVAÇÃO
– PENSAMENTO ANALÍTICO
– JULGAMENTO
– PLANEJAMENTO
– HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO
– SABER OUVIR
– HABILIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE
– LIDERANÇA ESTRATÉGICA
– DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

Cada competência possui indicadores comportamentais, que são comportamentos específicos que podem ser observados pelos demais e auxiliam na percepção da aplicação da competência. Esses indicadores variam para os cargos gerenciais e de supervisão e os demais cargos.

COMPETÊNCIAS E INDICADORES GERENCIAIS E DE SUPERVISÃO

FOCO NO CLIENTE – Promove ações para superar as necessidades atuais e futuras dos clientes internos e externos.

Ouve e entende por completo as necessidades dos clientes.
Equilibra o atendimento às necessidades dos clientes ao mesmo tempo em que agrega valor ao negócio.

Antecipa as oportunidades do mercado e toma ações para assegurar velocidade ao mercado.
Considera a perspectiva do cliente ao tomar decisões.
Tem o compromisso de satisfazer o cliente com produtos e serviços de qualidade.

FOCO EM RESULTADOS – Conduz suas atividades a uma conclusão com precisão para beneficiar toda a organização.

Usa medições reais para avaliar o progresso do atingimento dos objetivos e necessidades dos clientes.

  • Transmite prioridades com senso de urgência e importância.
  • Delega aos outros para atingirem os resultados desejados e os mantém comprometidos.
  • Recompensa as pessoas quando elas se saem bem, e dá feedback específico quando elas não demonstram o desempenho desejado.

ADAPTABILIDADE – Ajusta-se à forte pressão, a mudanças rápidas nas condições do negócio e ambientes de negócio incertos.

  • Tem um entendimento realista dos seus pontos fortes e fracos.
  • É equilibrado frente às ambigüidades.
  • Mantém o controle das próprias emoções e comportamentos em situações de forte pressão.
  • Aprende com a experiência pessoal e não se esconde atrás de erros passados.
  • Demonstra confiança nas situações novas ou tarefas ainda não experimentadas.
  • Busca e utiliza oportunidades para um aprendizado e auto-desenvolvimento contínuo.
  • Equilibra consistência com flexibilidade, estando disposto a mudar as idéias em face de informações novas.

INOVAÇÃO – Conduz mudanças e utiliza soluções novas e únicas nas situações de negócio.

  • Busca idéias para melhorias contínuas e mudanças.
  • É um efetivo agente de mudanças; lidera os esforços de mudança em uma lógica clara de negócio e comunica uma direção estratégica.
  • Sugere e encoraja idéias inovadoras para produtos / processos.
  • Cria uma atmosfera na qual abordagens não convencionais para solucionar problemas podem ser consideradas e experimentadas.
  • Está aberto para assumir desafios novos ou difíceis.
  • Encontra e encoraja meios criativos de fazer as atividades com recursos limitados e fortes restrições.

PENSAMENTO ANALÍTICO – Identifica causas raízes dos problemas, assegura a obtenção de informações relevantes e identifica soluções possíveis.

  • Faz as perguntas certas para formar uma opinião sobre a situação.
  • Busca dados de diversas fontes para tomar uma decisão.
  • Avalia com precisão as necessidades tanto operacionais quanto do cliente quando toma uma decisão de negócio.
  • Dá sentido às informações confusas ou conflitantes.
  • Gera soluções alternativas.

JULGAMENTO – Determina soluções alternativas para o problema, avalia o progresso das ações chegando a decisões de negócio confiáveis.

  • Visualiza os problemas com uma perspectiva de negócio total, considerando oportunidades econômicas, investimentos necessários, riscos e retornos de investimentos.
  • Pesa ponderadamente os prós e contras de várias alternativas.
  • Avalia corretamente as implicações de novas informações ou eventos.
  • Toma decisões no momento certo.
  • Toma decisões pensando nas implicações, dentro e além da companhia.

PLANEJAMENTO – Desenvolve planos que antecipam demandas do negócio de curto e longo prazo.

  • Estabelece um curso de ação geral considerando as necessidades imediatas e futuras.
  • Cria um plano de ação sistemático e lógico para completar um projeto / tarefa.
  • Prevê os recursos necessários para implementar seus planos com sucesso.
  • Prevê e se prepara para obstáculos potenciais ao cumprimento do plano.
  • Contribui para criar estratégias efetivas através do entendimento de como as tendências do mercado como um todo poderiam impactar no negócio.

HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO – Expressa as idéias efetivamente para ser considerado como um líder de credibilidade e impacto.

  • Transmite um entendimento claro do assunto do seu trabalho e oferece esclarecimentos sobre o tema.
  • Comunica idéias sucintamente e com segurança.
  • Transmite mensagens com energia, entusiasmo e convicção.
  • Usa argumentos atraentes e persuasivos.
  • Mantém os outros informados sobre o que é necessário saber.
  • É comprometido a dividir o conhecimento.

SABER OUVIR – Ouve efetivamente. Incentiva o diálogo.

  • É comprometido em entender exatamente as idéias das outras pessoas.
  • Ouve o que não é dito, isto é, as atitudes e sentimentos subjacentes às palavras.
  • Checa se houve entendimento mútuo.
  • É um ouvinte engajado, baseia seus próprios comentários no que a outra pessoa disse.
  • Equilibra consistência com flexibilidade, estando disposto a mudar idéias em face de informações novas.

HABILIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE – Cria um ambiente no qual as pessoas estão envolvidas, incluídas e tem um senso de propriedade.

  • Respeita as diferenças individuais e utiliza os pensamentos e contribuições de todos.
  • Trabalha para negociar a aceitação de todos os membros da equipe.
  • Mantém as pessoas informadas e as envolve adequadamente na tomada de decisões.
  • Assegura ajuda aos outros e age como um recurso sem alterar as responsabilidades designadas.
  • Trabalha através de toda a organização; promovendo o trabalho em equipe e o senso de parceria.
  • Demonstra compreensão organizacional; sabe onde ir para ultrapassar barreiras e envolver as pessoas certas na solução de problemas.

LIDERANÇA ESTRATÉGICA – Proporciona aos outros uma visão clara do que a organização precisa para garantir seu sucesso futuro.

  • Motiva as pessoas ao redor com uma visão clara e senso de direção.
  • Cria uma estratégia de longo prazo que abrange tanto as necessidades da organização quanto as do cliente.
  • Assume com propriedade e responsabilidade a direção futura da organização.
  • Reafirma e reforça constantemente o foco dos demais.
  • Determina expectativas e metas altas, encorajando os demais a se superarem para dar suporte à organização.
  • Orienta traduzindo a visão organizacional em prioridades e mensagens claras para guiar o trabalho.

DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS – Alcança vantagem competitiva favorecendo um ambiente de aprendizagem e assumindo responsabilidade por identificar e desenvolver as pessoas.

  • Exibe confiança nas habilidades dos outros e reconhece as pessoas por fazerem seu melhor.
  • Tem um “faro” para talentos, identifica e seleciona as melhores pessoas disponíveis.
  • Dá feedback direto, construtivo e ilustrativo de modo que pode ser entendido e utilizado.
  • Atua como um coach e prepara os demais para as demandas do negócio atuais e futuras.

COMPETÊNCIAS E INDICADORES PARA DEMAIS CARGOS

FOCO NO CLIENTE – Promove ações para superar as necessidades atuais e futuras dos clientes internos e externos.

  • Ouve e entende por completo as necessidades dos clientes.
  • Equilibra o atendimento às necessidades dos clientes ao mesmo tempo em que agrega valor ao negócio.
  • Antecipa as oportunidades do mercado e toma ações para assegurar velocidade ao mercado.
  • Considera a perspectiva do cliente ao tomar decisões.
  • Tem o compromisso de satisfazer o cliente com produtos e serviços de qualidade.

FOCO EM RESULTADOS – Conduz suas atividades a uma conclusão com precisão para beneficiar toda a organização.

  • Prioriza o próprio trabalho de acordo com os objetivos da equipe ou do negócio.
  • Toma iniciativa e se responsabiliza por alcançar um padrão de excelência.
  • É comprometido em acompanhar até finalizar um projeto / tarefa, mantendo sua energia do início ao fim.
  • Contribui para uma atmosfera de suporte ao desempenho excelente dentro do grupo de trabalho.

ADAPTABILIDADE – Ajusta-se à forte pressão, a mudanças rápidas nas condições do negócio e ambientes de negócio incertos.

  • Tem um entendimento realista dos seus pontos fortes e fracos.
  • É equilibrado frente às ambiguidades.
  • Mantém o controle das próprias emoções e comportamentos em situações de forte pressão.
  • Aprende com a experiência pessoal e não se esconde atrás de erros passados.
  • Demonstra confiança nas situações novas ou tarefas ainda não experimentadas.
  • Busca e utiliza oportunidades para um aprendizado e auto-desenvolvimento contínuo.
  • Equilibra consistência com flexibilidade, estando disposto a mudar as idéias em face de informações ou eventos novos.

INOVAÇÃO – Conduz mudanças e utiliza soluções novas e únicas nas situações de negócio.

  • Contribui ativamente para melhorias contínuas.
  • Sugere idéias novas e inovadoras para os produtos / processos.
  • Sugere idéias alternativas quando as abordagens tradicionais não funcionam.
  • Está disposto a assumir desafios novos ou difíceis.
  • Contribui para encontrar novos caminhos para realizar as atividades com recursos limitados e fortes restrições.

PENSAMENTO ANALÍTICO – Identifica causas raízes dos problemas, assegura a obtenção de informações relevantes e identifica possíveis soluções.

  • Dimensiona as situações rápida e efetivamente – faz as perguntas certas para entender a situação.
  • Procura dados para analisar os problemas; não precipita o julgamento.
  • É um efetivo solucionador de problemas; analisa problemas do processo / produto avaliando as causas raízes.
  • Dá sentido às informações conflitantes ou confusas.
  • Gera soluções alternativas.

JULGAMENTO – Determina soluções alternativas para o problema, avalia o progresso das ações chegando a decisões de negócio confiáveis.

  • Entende as maiores questões do negócio e o ambiente competitivo do produto / processo com que trabalha.
  • Entende as implicações diretas e indiretas das decisões de negócio.
  • Toma decisões no momento certo.
  • Entende as implicações de suas próprias decisões nas outras partes da cadeia de valor / produção.
  • Avalia corretamente as implicações de novas informações ou eventos.

PLANEJAMENTO – Desenvolve planos que antecipam demandas do negócio de curto e longo prazo.

  • Usa um plano de ação sistemático e lógico para completar um projeto / tarefa; divide tarefas e define prazos.
  • Utiliza efetivamente os recursos para completar um projeto.
  • Prevê e se prepara para obstáculos potenciais à conclusão de um projeto.

HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO – Expressa as idéias efetivamente para ser considerado como um líder de credibilidade e impacto.

  • Transmite um entendimento claro do assunto do seu trabalho e oferece esclarecimentos sobre o tema.
  • Comunica as idéias sucintamente e com segurança.
  • Transmite mensagens com energia, entusiasmo e convicção.
  • Usa argumentos atraentes e persuasivos.
  • Mantém os outros informados sobre o que é necessário saber.
  • É comprometido a dividir o conhecimento.

SABER OUVIR – Ouve efetivamente. Incentiva o diálogo.

  • É comprometido em entender exatamente as idéias das outras pessoas.
  • É um ouvinte empático – ouve o que não é dito, isto é, as emoções subjacentes às palavras.
  • Checa se houve o entendimento mútuo.
  • É um ouvinte engajado, baseia seus próprios comentários no que a outra pessoa disse.
  • Equilibra consistência com flexibilidade, estando disposto a mudar as idéias em face de novas informações.

HABILIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE – Cria um ambiente no qual as pessoas estão envolvidas, incluídas e tem um senso de propriedade.

  • Respeita as diferenças individuais e utiliza os pensamentos e contribuições de todos.
  • Expressa opiniões sobre as questões da equipe / grupo de trabalho honesta e abertamente.
  • Mantém as pessoas informadas a respeito de questões que as afetam.
  • Assegura ajuda e apoio aos demais.
  • Está disposto a buscar as pessoas e junto com elas resolver as questões.

 

No Comments

Leave a Comment

Utiliser le Spedra pour augmenter votre désir sexuel La masturbation est l’un des moyens les plus bénéfiques pour apprendre à se connaître et découvrir le plaisir sexuel. http://www.mjc-palente.fr/phpThumb/config/vente-cialis-en-france.html or, véhiculer cette idée reçue a longtemps été une manière de justifier les infidélités sexuelles masculines: l’extrait de fenugrec augmente la production de testostérone http://www.observatoire-retraites.org/vendor/mailer/levitra-pas-cher-pharmacie.html dans l’organisme et contribue ainsi à augmenter les performances, l’élasticité du pénis et la libido. De nombreuses barres nutritionnelles sont très attrayantes et sont http://www.cdg82.fr/Extras/link/prix-viagra-pharmacie-paris.html disponibles en différentes saveurs, comme le chocolat, la vanille et le beurre de cacahuète. Cela permet non seulement d'être excitée mais aussi d'éviter de se mettre la http://www.observatoire-retraites.org/vendor/mailer/kamagra-acheter-sans-ordonnance.html pression. Fredrickson et Roberts suggère que le port de vêtements amples puisse être une stratégie utilisée par les femmes pour dissimuler leur corps et échapper à l’objectivation sexuelle1.

cansancio, agravado por la llegada de los hijos, los problemas en el trabajo, las preocupaciones de las facturas a fin de mes, hace demasiado viagra venta sin receta calor, o demasiado frío, y esa chispa que lo prendía todo al principio con tan solo una mirada se convierte casi en una cita que agendar en el vendo viagra rio janeiro calendario. Una de las claves de por qué las parejas estables parecen disfrutar menos del sexo que los amantes se encuentra también en este mismo Donde Comprar Generico Kamagra Oral Jelly en Farmacia estudio. Esto puede tener repercusiones en la función sexual masculina, en la disminución del deseo sexual y otros problemas, incluyendo la Comprar Cialis Generico Online Espana impotencia o disfunción eréctil. Los mejores resultados con el uso de este medicamento se obtienen en la parte superior o coronilla y en la zona frontal o entradas.

Definita per la prima volta in ambito medico la ‘Sindrome Post Finasteride’, l’insieme di sintomi sessuali, psichici e somatici in levitra 20 mg costo pazienti che hanno assunto Finasteride per il trattamento dell’alopecia androgenetica. L’eiaculazione precoce non è la fine del acquistare levitra originale mondo e ne si può guarire. Spesso i genitori, quando vedono i bambini che giocano con se stessi o con altri bambini, reagiscono cialis in italia negativamente e non accompagnano lo sviluppo sessuale dei loro figli. Su molti manuali medico-scientifici il legame con la cosiddetta propecia ricetta “ansia da prestazione” del paziente che crede di soffrire di disfunzione erettile è cruciale. Il piacersi è la condizione per piacere agli altri.

C’est une image adaptée à de nombreux foyers chrétiens de nos jours. Enfin, un autre facteur de puissance est la capacité d’un pays à subvenir à tous les besoins de sa Cialis Super Active prix population et donc à éviter un exode massif de son peuple. Tout le monde n'emprunte pas le même chemin pour atteindre le septième ciel. La plus grande érection à avoir acheter cialis qualite été vérifiée scientifiquement mesurait près de 35 cm de long pour 16 cm de circonférence… Aïe. Cependant, ils contiennent généralement seulement un peu de l'herbe Acheter Cialis Super Active Generique en France active, et n'ont pas à énumérer des quantités spécifiques d'ingrédients à base de plantes. C’est une cure contre les troubles éjaculatoire et érectiles. Pour se kamagra plus cialis renseigner sur les professionnels compétents: Les troubles dissociatifs résultent dans la majorité des cas d’un traumatisme psychologique, notamment de violences sexuelles (voir ci-dessous).

Donne, lavoro, potere Una disfunzione sessuale per il mondo maschile è spesso un motivo per perdere fiducia nelle proprie comprare viagra online senza ricetta capacità, per non credere nei propri mezzi. Allora potrebbero servirti consigli su come migliorare il sesso e renderlo più costo viagra francia frizzantino. La carenza di Vitamine del gruppo B porta a letargia e stanchezza, che spesso si traduce in più sonno e meno viagra acquisto on line sesso. Ricordate che il vostro partner non vi ama soltanto per come fate l’amore. Nei pazienti con asma bronchiale è acquistare viagra possibile che una parte dei problemi sessuali lamentati siano da ricondurre ad effetti indesiderati dei farmaci assunti per la cura dell’asma.

International students looking for a unique, religious experience will soon learn that there are many essay help religious schools spread throughout the united states. In the current academic year, british tests are writing a personal essay staged on november 3 and december 1, with later exams in january, may or june (see collegeboard.org ).