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Avaliação de Desempenho

DEFINIÇÃO

Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que faz uma análise sistemática do desempenho do profissional em relação as suas atividades, metas, resultados e do seu potencial de desenvolvimento. Seu objetivo é contribuir para seu desenvolvimento na organização e com o sucesso do negócio.  Ela fornece os padorões de desempenho atuais dos colaboradores e permite ações de desenvolvimento mais assertivas. Utilizamos avaliações 180º ou 360º informatizadas para maior agilidade no processo.

 BENEFÍCIOS

Os beneficios da implantação de uma avaliação de desempenho são:

  • Avaliar o potencial humano no curto, médio e longo prazo.
  • Identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento.
  • Identificar pessoas com potencial para investimento (promoção).
  • Dinamizar a política de Recursos Humanos, estimulando a produtividade e melhorando o relacionamento interno.
  • Avaliar o desempenho e o comportamento dos colaboradores de forma mais obejtiva.
  • Propor planos individuais de desenevolvimento.
  • Melhorar a comunicação entre colaboradores e gestores.
  • Motivar os colaboradores oferecendo feedback construtivo e consistente sobre seu desempenho.

SERVIÇOS RECEBIDOS

O cliente receberá os seguintes ítens de consultoria:

  • Um Mapeamento de Competências necessáiras em cada cargo.
  • Um Treinamento para os avaliadores (Gestores).
  • Material para campanha de sensibilização;
  • Acompanhamento das entrevistas de avaliação e feedback.
  • Um Relatório constando os níveis de desempenho dos colaboradores.
  • Uma relação de ações de desenvolvimntos sugeridas para cada setor.
  • Assessoria para esclarecimentos de dúvidas durante e após o processo;
  • Treinamento da equipe da empresa sobre os instrumentos.

MÉTODO

O método descrito abaixo é padrão mas pode ser alterado conforme as necessidades do cliente:

  • Alinhamento com Dietoria e Gestores;
  • Criação dos instrumentos de avaliação;
  • Definição da metodologia a ser utilizada;
  • Identificação e categorização dos indicadores de desempenho desejados;
  • Capacitação dos avaliadores;
  • Sensibilização dos colaboradores e gestores através de campanhas;
  • Acompanhamento do processo de avaliação e feedback;
  • Coleta, tabulação e análise dos resultados;
  • Elaboração de retatório de consultoria com indicadores e sugestões de ações.
  • Treinamento da equipe para manutenção do sistema;
  • Assessoria durante e após o processo.
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