IDEPO | Educação e Consultoria | Competências Comportamentais Mais Valorizadas
 

Competências Comportamentais Mais Valorizadas

Competências Comportamentais Mais Valorizadas

Existe profissional ideal? A pergunta é direta, mas o mercado de trabalho e cada empresa têm seu próprio perfil como resposta. E se na faculdade buscamos e adquirimos conhecimentos técnicos, ferramentas para exercer nossa profissão; é ao longo de nossa vida e a partir das nossas experiências profissionais que vamos desenvolvendo as competências necessárias ao bom desempenho da carreira que iremos seguir e ao cargo que iremos ou queremos ocupar.

Mas é claro, de modo geral, existem competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado, e que são essenciais para o alcance de sucesso profissional. Entre estas competências, destacamos 10 qualidades, consideradas importantes pelas empresas.

1- Liderança – capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, desenvolver o seu potencial, extrair seu melhor e alcançar grandes resultados.

2- Automotivação – capacidade de motivar-se independente dos problemas e situações adversas da empresa e continuar produzindo.

3- Trabalho em equipe – o trabalho em equipe é fundamental numa empresa, ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, jogo de cintura e uma postura colaborativa é fundamental.

4- Criatividade – esta qualidade mostra a capacidade de inovação do colaborador em momentos de estresse, como também de criar soluções novas e sua ousadia em fazer diferente.

5- Comunicação Efetiva – compreende usar bem a comunicação, se relacionar, expressar ideias claras, saber dar feedbacks, esclarecer dúvidas.

6- Capacidade de Negociação – saber dialogar com os colaboradores em situações de conflito, buscar sempre um entendimento pacífico visando manter o bom clima organizacional, além de saber negociar com agentes externos: parceiros, fornecedores e clientes, por exemplo.

7- Flexibilidade – saber lidar com mudanças, ser receptivo a elas, conseguir se adaptar, lidar com pensamentos divergentes e buscar crescimento através disso.

8- Busca por conhecimentos – Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de evolução, cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramentos em sua profissão, como também são bem informados sobre seu campo de atuação, outras áreas e muito bem-vindos nas empresas. Isso demonstra ambição por desenvolvimento e crescimento.

9- Bom Humor – Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas, então é essencial buscar o equilíbrio emocional, cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência mais harmônica e os resultados mais possíveis.

10- Relacionamento Interpessoal – Fundamental para o alcance profissional, essa capacidade define e muito como será o na empresa. Possibilita minimizar os conflitos, garante a empatia entre colegas e líderes, e relacionar-se com estas pessoas de forma efetiva, fazer amigos, seguidores e influenciar as pessoas para que sigam suas ideias e colaborem com seus projetos.

Como podemos observar, além de conhecimentos técnicos; desenvolver estas habilidades é fundamental no processo de construção de um profissional bem-sucedido. O mercado de trabalho hoje exige que os colaboradores tenham diferenciais, isso inclui aprimorar e desenvolver competências e adaptar-se a realidade das organizações.

Busque aprimoramento e esteja sempre atualizado sobre as tendências do mercado de trabalho, e não apenas sobre as novas tecnologias, mas especialmente sobre os comportamentos e habilidades mais desejadas pelas empresas. Desenvolva o seu melhor e Boa Sorte!

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-e-psicologia/competencias-comportamentais-mais-valorizadas/

 

rh

Veja como avaliar essas competências no curso

Entrevista de Seleção por Competências

 

 

EC Maio 2015

No Comments

Leave a Comment