IDEPO | Educação e Consultoria | Ações de um RH Estratégico
 

Ações de um RH Estratégico

rh

Ações de um RH Estratégico

A gestão de recursos humanos passou por várias fases no decorrer da história das organizações. se antes a área de Recursos Humanos tinha suas atividades restritas à burocracia, hoje a realidade mostra que houve uma grande evolução. Fica cada vez mais claro o papel estratégico dos profissionais de Recursos Humanos. Isso porque as pessoas é que fazem a diferença para o negócio, apresentam propostas inovadoras e asseguram que uma organização destaque-se da concorrência.

Nesse momento, a atuação efetiva do profissional de RH torna-se fundamental para o negócio, afinal é através da área que identificamos os talentos, desenvolvemos potenciais, aumentamos a produtividades e a inovação. O RH possui responsabilidades estratégicas, administrativas, operacionais e relacionais na organização. Veja abaixo algumas das ações de um RH Estratégico.

 
rh-estrategico

 

O RH estratégico deve implantar essas ações com consistência e sistematicamente.

 Além dessas ações, o RH estratégico é aquele que também possui características especiais. Veja algumas delas.

Conhecimento do negócio: conhecer bem o negócio da empresa, o mercado, seus concorrentes e sabem como os processos ocorrem no dia a dia e para isso, interagem com profissionais que atuam em outros setores.

Foco em resultado:São efetivos, ou seja, eficientes e também eficazes. Ser estratégico é demonstrar à sua empresa o quanto investir em gente dá retorno.

Objetivos, Metas e Métricas: Possuem objetivos claros e metas a serem alcançadas. Também medem seus resultados através de indicadores. Possuem uma preocupação em Agregar Valor.

Visão Sistêmica:Conhecem a empresa como um todo e tomam decisões pensando nos impactos que podem ser gerados na empresa.

Cadeira ao lado do presidente: As grandes decisões não são tomadas sem a participação do RH. Cabe ao RH levar propostas para fatores que ele considere relevantes ao negócio e não se torne apenas um ouvinte.

 Projetos Proativos: Implantam projetos e programas que surgem a partir de suas próprias percepções.

Confiança das pessoas e dos gestores: As pessoas e os gestores da empresa confiam nas ações do RH porque sabem que proporcionam resultados positivos.

Modelo Consistente de Atuação:Atuam com um modelo consistente e progressivo, baseado em práticas consistentes e conhecimentos científicos.

 

 

Aproveite para se atualizar ou entrar no mercado com tudo!

Faça o curso de FORMAÇÃO EM ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS DO IDEPO.

icone-farh

 

No Comments

Leave a Comment